Pular para o conteúdo principal

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra


Neste dia 20 de Setembro é comemorado a entrada triunfante de Bento Gonçalves em Porto Alegre, marcando o início da Revolução Farroupilha. É uma data comemorado e festejada pelos gaúchos e gaúchas de todas as querências. Mas, não querendo desmerecer este fato marcante e buscando um foco para o tema do blog, gostaria de falar sobre uma frase que é refrão do Hino Riograndenses. "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra".

Antes de falar sobre esta frase, é bom lembrar o significado da palavra façanha. Façanha é um ato de proeza, um feito heroico e/ou uma ação extraordinária.


O gerente de projetos precisa lidar constantemente com a gerência de escopo + tempo + custo + qualidade, com riscos, comunicação e integração; além de lidar com o RH e as partes interessadas. Para obter essa façanha, diversas habilidades, além do conhecimento, são requeridas. Porém, as pessoas não nascem com todas elas! Essas habilidades vão ser adquiridas e/ou aprimoradas através de constantes treinamento, experiência, empenho e dedicação. A partir disso, a atuação desta pessoa será, constantemente, vista como um modelo a ser seguido.


O SCRUM Master (falando em Metodologia Ágil com o SCRUM) tem a função de remove impedimentos, aplicar e manter a metodologia, proteger a equipe a fim de deixá-la focada no objetivo da Sprint, entre outras. Mas, para fazer a diferença, o SM precisa buscar agir com espírito de liderança. Sendo servo de sua equipe e pro ativo em suas ações. Buscando uma visão ampla, geral e nova para o diversos assuntos. Agindo com vontade e sendo um exemplo à ser seguido.


É necessário ter a consciência de que: as suas ações e atitudes - sendo no trabalho ou não - colocam "em jogo" a sua reputação, como profissional ou não. Claro que nem sempre acertamos ou conseguimos fazer da melhor forma. Mas se houver boas intenções, pro-atividade e persistência e atitude, nossas façanhas serão usadas como modelo para toda a terra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

Cartão Perfurado...

Ganhei do Professor Dr. Oscar Dalfovo parte de um programa de computador desenvolvido por ele utilizando cartões perfurados. Este cartão faz parte do primeiro software feito por ele. Ganhei por também ser professor de desenvolvimento de sistemas. Um ótimo presente. Não poderia deixar de compartilhar!!! F oi dada uma tarefa a Jacquard de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático. O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente. Her...