Pular para o conteúdo principal

TOP of MIND TDC 2013 – Agile

Neste post daremos o desfecho da análise feita sobre o TDC 2013 Florianópolis. Falando sobre os momentos inesquecíveis - top of mind - do evento. O primeiro post da série abordou a primeira trilha que participei chamada Management 3.0 e, posteriormente, apresentei a segunda trilha de empreendedorismo, que participei. Comentarei, neste post, a terceira e ultima trilha de Agile.

Nos dias 24 a 26 de Maio de 2013 a GlobalCode e V.Office realizaram a 6° edição do The Developers Conference - TDC (em português: A Conferencia de Desenvolvedores) no Oceania Convention Center em Ingleses - Florianópolis/SC. Como o próprio nome já diz: uma conferencia que reuni desenvolvedores de diversas comunidades e de diversos níveis profissionais para aprenderem (juntos, com palestras, stand’s, oficinas, etc...) e transmitirem conhecimento.

Assim como as ultimas duas edições do evento, também marquei presença nesta grande festa. E gostaria de falar, em três postagens diferentes, como foram às trilhas de Management 3.0, Empreendedorismo e Agile que participei e apresentar, humildemente, em minha opinião, o TOP of MIND de cada.

A trilha de Agile foi interessante porque houve um leve desfoque das atuais metodologias de desenvolvimento/gerenciamento ágil de software. Acredito que os coordenadores da trilha optarão por acrescentar, por exemplo, uma palestra sobre Lean UX ao observarem que o processo ágil está difundido a um nível interessante (não me arrisco a dizer que aceitável) e que uma abordagem diferente – ou nem sempre explorada – traria maior conhecimento aos participantes.

Não estou somente falando sobre a trilha de “Lean UX”. A visão que os palestrantes tiveram ao tratar sobre “Adotando Continuous Delivery” também trouxe uma leve exploração de outros segmentos da engenharia de software. 

Aproveitei essa ideia de “visão difundida do Agile”, entrei na onda e participei de outras trilhas da Stadium como a palestra sobre uma introdução ao HTML 5 / CSS3. A oportunidade de conferir o que está acontecendo em outras trilhas é extremamente válida quando agrega mais conhecimentos sobre novas tecnologias e também aumenta a visão sobre as tendências da área.

O TDC 2013 foi um evento marcante, interessantíssimo e ansiosamente esperado por mim. Cansativo sim, por serem três dias (e meio longe de casa, apesar de estar bem localizado em Florianópolis) e por abordarem muitos assuntos, o que não deixa de ser ruim, mas é cansativo. Houve alguns problemas no evento e algumas situações desagradáveis, mas que não afetaram o bom andamento do mesmo. A participação de grandes organizações apresentando seus produtos/serviços em stands foi outro grande ponto do TDC.

Até 2014 com mais um grande evento de desenvolvimento de sistemas em Florianópolis. O TDC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

Cartão Perfurado...

Ganhei do Professor Dr. Oscar Dalfovo parte de um programa de computador desenvolvido por ele utilizando cartões perfurados. Este cartão faz parte do primeiro software feito por ele. Ganhei por também ser professor de desenvolvimento de sistemas. Um ótimo presente. Não poderia deixar de compartilhar!!! F oi dada uma tarefa a Jacquard de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático. O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente. Her...