Pular para o conteúdo principal

TDC 2014...


    Mais uma vez, Floripa foi privilegiada por receber este importante evento, o TDC - The Developer's Conference em Ingleses. Um evento realizado "pela" e "para a" comunidade de desenvolvimento e tecnologia - com trilhas para todos os gostos e públicos.

    O TDC é realizado pela Globalcode em parceria com a VOffice e conta com um grande time de parceiros e patrocinadores que ajudam esta conferencia de TI a transmitir conhecimento e novas experiencias aos seus participantes.

    Participei das trilhas de Análise de Negócios, Agile e Management 3.0. Foram três dias de muito aprendizado, grandes conhecimentos, uma ampla carga de experiencia vivida e compartilhada e momentos para refletir e pensar sobre alguns processos que as organizações têm passado.   


    A trilha de Análise de Negócios - pioneira no TDC 2014 em Floripa - propôs aos participantes uma reflexão sobre o objetivo do Analista de Negócios para as organizações de TI. Como entender a estrutura, a policita, a cultura e as operações de uma organização e propor uma solução para auxiliá-lá a atingir seus objetivos e metas. A análise de negócios vem unindo forças para melhorar o processo de criação de software, auxiliando as equipes a entregar valor e o que realmente seu cliente espera e precisa.
"A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida" Fred Books.

    A trilha de Agile veio com assuntos relacionados a User Stories, Antipatterns, Continuous Delivery e com uma conversa muito forte sobre a Mudança Cultural no painel com todos os palestrantes. Outros assuntos e experiencias relacionados a agilidade em times de desenvolvimento também foram abordados durante a trilha. Ela buscou enraizar e fortalecer a utilização de métodos ágeis em equipes para conseguir entregar valor de negócio utilizando uma gestão simples e adaptativa de projetos. Um dos pontos mais interessantes foi a apresentação do Software Kaizen - consiste numa proposta feita a estudantes para desenvolver um projeto utilizando as melhores práticas de metodologia e desenvolvimento. Interessantíssimo!!!

    A trilha de Management 3.0 já começou com um Fishbowl sobre Gestão de Mudanças, onde todos (palestrantes e participantes) conversaram sobre as dificuldades e sobre possíveis soluções para a mudança - algo tão inerente em várias áreas do desenvolvimento de software. A gestão através do Management 3.0 pode ajudar um gestor a motivar sua equipe, desenvolver competências e melhorar a cultura e design da organização. A palestra Aprendendo a aprender mostra exatamente isso. Como criar uma cultura de aprendizado na organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

Cartão Perfurado...

Ganhei do Professor Dr. Oscar Dalfovo parte de um programa de computador desenvolvido por ele utilizando cartões perfurados. Este cartão faz parte do primeiro software feito por ele. Ganhei por também ser professor de desenvolvimento de sistemas. Um ótimo presente. Não poderia deixar de compartilhar!!! F oi dada uma tarefa a Jacquard de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático. O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente. Her...