Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento de Projetos em Eventos Culturais.

Estou repassando o conhecimento e informações muito bacanas postadas por Anderson Juarez Moreira, dia 19 de Julho de 2011 as 17:33 no www.gerenciamentodeprojeto.com.

Gerenciamento de Projetos em Eventos Culturais


Tive a oportunidade visitar a Gibicon Nº 0 - Convenção Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em Curitiba, de 15 a 17 de julho de 2011. O que mais me impressionou, foi o grande número de palestras, workshops, exposições, sessões de autógrafos e outras atividades ocorrendo simultaneamente, que envolveram nada menos do que 7.000 pessoas. Isto me levou a pensar sobre as dificuldades no planejamento de eventos desta natureza. A própria definição de sucesso já é bastantes complicada, como mapear e gerenciar as expectativas de tantas partes interessadas (stakeholders)? São artistas, patrocinadores, colaboradores, apoiadores políticos, apoiadores culturais e o público em geral, todos esperando o melhor possível.

Gerenciar os outros aspectos do projeto também não é tarefa fácil. Ao definir o escopo, há muitos detalhes que precisam ser muito bem amarrados para que tudo ocorra bem. Desde o fluxo das pessoas de um espaço para o outro até os copinhos de café. Tudo isso gera uma EAP (estrutura analítica do projeto) gigantesca, que precisa ser dividida em muitas áreas de responsabilidade para que possa ser manipulada. O cronograma é um desafio à parte, devem ser previstos muitos deslocamentos, buffers podem ajudar, mas é preciso ter em mente que ele sofrerá muitas alterações, pois há muita dependência de fatores externos.

O controle financeiro é extremamente complexo e os riscos relacionados ao evento indicam a necessidade de reservas de contingência. E se chover? E se fizer sol? E se um dos espaços não puder ser utilizado? São muitas perguntas que geram um plano de gerenciamento de riscos enorme. Do ponto de vista da comunicação, os eventos culturais geram muito trabalho, há muitos interesses envolvidos e que precisam ser atendidos sem que haja conflitos entre os stakeholders, afinal de contas, qualidade significa satisfazer expectativas.

O ponto mais nevrálgico, no entanto, é o gerenciamento de recursos humanos. Em última instância, são as pessoas que fazem a mágica acontecer. Um único indivíduo pode colocar todo o trabalho em risco. Por isso, é importante que haja um organograma claro e bem estruturado. Todos precisam saber exatamente o que fazer, quando fazer e a quem recorrer para resolver problemas operacionais e/ou conflitos.

No encerramento da Gibicon, o que vi foram elogios rasgados à organização, que devo admitir, foi impressionante. Todos os espaços estavam lotados e havia um misto de felicidade e espanto no ar. Primeiro porque havia muitos artistas internacionais e nacionais interagindo diretamente com público. Segundo, porque muitos não esperavam que o festival tivesse tamanho impacto e repercussão no Brasil e até no exterior. As pessoas estavam em êxtase, vendo ao vivo os artistas que dão forma e cor à muitos de seus heróis. Não há indicador melhor do sucesso do evento do que o comparecimento maciço do público e a vontade de "quero mais" que ficou no ar.

Parabéns à toda equipe!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

A Bíblia e a Gestão de Projetos

Houve uma explosão da disciplina de Gestão de Projetos, despertando muito interesse das organizações e dos profissionais. A resposta porque isto aconteceu é simple: MUDANÇAS!!! Vivemos num mundo onde o volume de mudanças tem crescido a cada vez mais e para que as organizações consigam "viver", elas precisão estar preparadas para as mudanças... Mas este assunto não é recente e sim algo que faz parte da história desde muito tempo. As grandes obras da antiguidade, como as Muralhas da China, as grandes pirâmides do Egito, a expansão e conquistas do povo romano, entre outros revelam claramente que houve uma INICIAÇÃO sobre o que será feira, um bom (ou algum) PLANEJAMENTO, uma fase de EXECUÇÃO devidamente CONTROLADA e uma FINALIZAÇÃO.  Estas obras/ações da antiguidade que resultaram de um esforço temporário empreendido para criar algo exclusivo são evidentes até os dias de hoje. E a BÍBLIA não fica de fora. Ao lermos ela observamos que grandes projetos também foram executados...