"(...)Agora discutimos algo mais importante e que, na minha opinião, é
fundamental para o sucesso da TI nas próximas décadas. Inserir o aluno
do Ensino Fundamental no aprendizado de lógica da programação.
Pode soar um exagero para muitos, mas a lógica de programação nada mais
é do que estimular o cérebro humano a trabalhar rapidamente com tomada
de decisões, uma vez que ensinamos um equipamento burro a “resolver
problemas”. Isto traz grandes benefícios não somente para os futuros
profissionais de TI, mas para qualquer ser humano, independente da
profissão que venha a escolher. É comprovado que profissionais de TI
possuem um raciocínio mas rápido do que a média e tomam decisões
complexas com mais facilidade e menos riscos de erros.(...)".
Trecho do artigo Gestão de TI: por onde começar. Publicado em 15 de Abril de 2014 por Andrey Kurka. Disponível em: http://www.profissionaisti.com.br/2014/04/gestao-de-ti-por-onde-comecar/
A arte no desenvolvimento de um produto de software - a ciência por traz dela - mesmo sendo muito atraente e "divertida" é, ao mesmo tempo, difícil e complicada. Me arrisco até a dizer que um quê a mais de criatividade e raciocínio ajudariam muito. Como qualquer outra área, a programação de computadores não é diferente, ela requer muita dedicação, prática e estudo.
No trecho do artigo Gestão de TI: por onde começar; o autor defende a ideia de ensinar a disciplina de lógica de programação no Ensino Fundamental. Segundo ele, "a lógica de programação nada mais é do que estimular o cérebro humano a trabalhar rapidamente com tomada de decisões", usando o computador ("equipamento burro" - ele tem toda a razão) para executar uma sequência lógica de tarefas - um algoritmo. Segundo a opinião do autor, essa proposta de ensino é "fundamental para o sucesso da TI nas próximas décadas".
Eu ministrei 5 turmas de Lógica de Programação para cursos técnicos e de aprendizado industrial (livres) pelo SENAIsc. Os alunos eram, na maioria, estudantes ou concluintes do ensino médio. Acredito ter a liberdade de me "aventurar" nesse assunto e também apresentar a minha opinião a respeito desta ideia.
Propor aulas de lógica de programação para alunos do ensino fundamental e válida e possui pontos positivos, mas também percebo alguns pontos negativos ou, provavelmente, pontos que merecem uma ampla e aberta discussão entre educadores, pedagogos e profissionais da área.
Um dos pontos positivos desta iniciativa, conforme é apresentado pelo autor, seria: "É comprovado que profissionais de TI possuem um raciocínio mas rápido do que a média e tomam decisões complexas com mais facilidade e menos riscos de erros."
Outra característica interessante está na realização de uma abordagem diferenciada - mais técnica - dos alunos perante a tecnologia. Utilizá-la como uma ferramenta para prestação de serviço e, inclusive, porque não, como uma ferramenta de trabalho no futuro. Ter essa múltipla visão do computador desde cedo é interessante por que estimula o aluno a explorá-lo em diversas perspectivas na busca de resultados positivos e interessantes, de modo que, o aluno não se irá limita à informação e diversão, somente.
Sugerir uma disciplina de lógica da programação no ensino fundamental com o intuito de "estimular o cérebro humano a trabalhar rapidamente com tomada de decisões" é louvável porém, a abordagem me parece estar distorcida. Utilizando este mesmo objetivo e tentando focar na área, minha sugestão seria: (1) Para o Ensino Fundamental, a disciplina de matemática deveria ganhar um foco em questões argumentativas e lógicas, devendo ser ministrada por um professor de matemática e/ou filosofia. "Joguinhos" de pensamento e raciocínio (valorizem o pensamento do que a agilidade motora) deveriam ganhar foco nesse momento de aprendizado; (2) Para o Ensino Médio, a disciplina de Lógica de Programação deveria ser implantada e ministrada junta com a de Raciocínio Lógico. O ensino não deverá focar em utilizar uma linguagem de programação, no máximo, uma pseudolinguagem. Esse foco deverá existir nos ensinos técnicos e superiores (profissionalizantes).
Em paralelo, outras disciplinas tão importantes quanto também deveriam ser discutidas e analisadas para o ensino fundamental e médio, como: Politica, Legislação, Direitos, Empreendedorismo, entre outros.
Parabéns ao autor do artigo "Trecho do artigo Gestão de TI: por onde começar" pelo excelente conteúdo apresentado.
Trecho do artigo Gestão de TI: por onde começar. Publicado em 15 de Abril de 2014 por Andrey Kurka. Disponível em: http://www.profissionaisti.com.br/2014/04/gestao-de-ti-por-onde-comecar/
A arte no desenvolvimento de um produto de software - a ciência por traz dela - mesmo sendo muito atraente e "divertida" é, ao mesmo tempo, difícil e complicada. Me arrisco até a dizer que um quê a mais de criatividade e raciocínio ajudariam muito. Como qualquer outra área, a programação de computadores não é diferente, ela requer muita dedicação, prática e estudo.
No trecho do artigo Gestão de TI: por onde começar; o autor defende a ideia de ensinar a disciplina de lógica de programação no Ensino Fundamental. Segundo ele, "a lógica de programação nada mais é do que estimular o cérebro humano a trabalhar rapidamente com tomada de decisões", usando o computador ("equipamento burro" - ele tem toda a razão) para executar uma sequência lógica de tarefas - um algoritmo. Segundo a opinião do autor, essa proposta de ensino é "fundamental para o sucesso da TI nas próximas décadas".
Eu ministrei 5 turmas de Lógica de Programação para cursos técnicos e de aprendizado industrial (livres) pelo SENAIsc. Os alunos eram, na maioria, estudantes ou concluintes do ensino médio. Acredito ter a liberdade de me "aventurar" nesse assunto e também apresentar a minha opinião a respeito desta ideia.
Propor aulas de lógica de programação para alunos do ensino fundamental e válida e possui pontos positivos, mas também percebo alguns pontos negativos ou, provavelmente, pontos que merecem uma ampla e aberta discussão entre educadores, pedagogos e profissionais da área.
Um dos pontos positivos desta iniciativa, conforme é apresentado pelo autor, seria: "É comprovado que profissionais de TI possuem um raciocínio mas rápido do que a média e tomam decisões complexas com mais facilidade e menos riscos de erros."
Outra característica interessante está na realização de uma abordagem diferenciada - mais técnica - dos alunos perante a tecnologia. Utilizá-la como uma ferramenta para prestação de serviço e, inclusive, porque não, como uma ferramenta de trabalho no futuro. Ter essa múltipla visão do computador desde cedo é interessante por que estimula o aluno a explorá-lo em diversas perspectivas na busca de resultados positivos e interessantes, de modo que, o aluno não se irá limita à informação e diversão, somente.
Sugerir uma disciplina de lógica da programação no ensino fundamental com o intuito de "estimular o cérebro humano a trabalhar rapidamente com tomada de decisões" é louvável porém, a abordagem me parece estar distorcida. Utilizando este mesmo objetivo e tentando focar na área, minha sugestão seria: (1) Para o Ensino Fundamental, a disciplina de matemática deveria ganhar um foco em questões argumentativas e lógicas, devendo ser ministrada por um professor de matemática e/ou filosofia. "Joguinhos" de pensamento e raciocínio (valorizem o pensamento do que a agilidade motora) deveriam ganhar foco nesse momento de aprendizado; (2) Para o Ensino Médio, a disciplina de Lógica de Programação deveria ser implantada e ministrada junta com a de Raciocínio Lógico. O ensino não deverá focar em utilizar uma linguagem de programação, no máximo, uma pseudolinguagem. Esse foco deverá existir nos ensinos técnicos e superiores (profissionalizantes).
Em paralelo, outras disciplinas tão importantes quanto também deveriam ser discutidas e analisadas para o ensino fundamental e médio, como: Politica, Legislação, Direitos, Empreendedorismo, entre outros.
Parabéns ao autor do artigo "Trecho do artigo Gestão de TI: por onde começar" pelo excelente conteúdo apresentado.
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