Pular para o conteúdo principal

Material didático no SENAIsc...


Resultado de um dos meus trabalhos realizados no SENAI - Florianópolis. A apostila consiste em apresentar técnicas, ferramentas e métodos para facilitar o ensino da lógica de programação para estudantes do curso técnico em informática. A apostila será aplicada no curso de atualização tecnológica para docentes do SENAI.

"Nesta Unidade Curricular, você aprenderá algumas práticas e técnicas para aprimorar o ensino da Unidade Curricular Lógica de Programação, do Curso Técnico de Informática. Tais ensinamentos presentes também poderão ser utilizados em outras unidades curriculares que envolvem a programação, como Estrutura de Dados, Programação Orientada a Objetos, Programação
para Web e outras similares. Contudo, seu foco de estudo será na Lógica da Programação. Um desafio iminente para qualquer docente que busca ministrar esta Unidade Curricular. Para tanto, primeiramente, você será apresentado às principais estruturas e conceitos da programação que deverão ser utilizados para o desenvolvimento do algoritmo, conceituando, de forma introdutória e detalhada, os fundamentos da programação e da lógica no desenvolvimento
de sistemas (...) O professor que atua no ensino da lógica e da programação de computadores deve estar em contato com diversas ferramentas de software utilizadas para o ensino, atualizando-se constantemente. Além de possuir um leque de técnicas para aprimorar sua aula e sua habilidade de ensinar a desenvolver sistemas" (SCHERER, 2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

A Bíblia e a Gestão de Projetos

Houve uma explosão da disciplina de Gestão de Projetos, despertando muito interesse das organizações e dos profissionais. A resposta porque isto aconteceu é simple: MUDANÇAS!!! Vivemos num mundo onde o volume de mudanças tem crescido a cada vez mais e para que as organizações consigam "viver", elas precisão estar preparadas para as mudanças... Mas este assunto não é recente e sim algo que faz parte da história desde muito tempo. As grandes obras da antiguidade, como as Muralhas da China, as grandes pirâmides do Egito, a expansão e conquistas do povo romano, entre outros revelam claramente que houve uma INICIAÇÃO sobre o que será feira, um bom (ou algum) PLANEJAMENTO, uma fase de EXECUÇÃO devidamente CONTROLADA e uma FINALIZAÇÃO.  Estas obras/ações da antiguidade que resultaram de um esforço temporário empreendido para criar algo exclusivo são evidentes até os dias de hoje. E a BÍBLIA não fica de fora. Ao lermos ela observamos que grandes projetos também foram executados...

Cartão Perfurado...

Ganhei do Professor Dr. Oscar Dalfovo parte de um programa de computador desenvolvido por ele utilizando cartões perfurados. Este cartão faz parte do primeiro software feito por ele. Ganhei por também ser professor de desenvolvimento de sistemas. Um ótimo presente. Não poderia deixar de compartilhar!!! F oi dada uma tarefa a Jacquard de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático. O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente. Her...