Pular para o conteúdo principal

Elevator Pitch...

O elevator pitch dentro do contexto de startups é um termo muito comum. Ainda além desse contexto, temos o fato de que um pitch é algo comum em qualquer cenário de envolve o empreendedorismo.



Talvez a definição de um pitch não seja comum para você. Mas de uma forma ampla, um pitch é:


"Um pitch é uma apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio."


Atualmente, existem muitas histórias sobre como surgiu o termo elevator pitch. Na tradução literal, tem-se o significado de pitch de elevador. Essa tradução levou a acreditar que o elevator pitch era uma atividade que ocorria na seguinte situação:

Imagine que você é um empreendedor que encontrou com um possível investidor (ou parceiro de negócio) quando entrava em um elevador.

Independente se esse seja um elevador de um arranha céu, é fácil reconhecer que você tem só alguns segundos para apresentar para a possível pessoa sua ideia e convencê-la a tomar o próximo passo.

Para esse pitch rápido (afinal, você teria poucos segundos nessa situação), deu-se o nome de elevator pitch. Mas o que muitos não sabem é que a origem da própria nomenclatura (apesar de ter relação com elevadores) não tem nada a ver com o que descrevemos a anteriormente.

O nascimento do termo vem junto com a origem da própria “tecnologia” dos elevadores.

Talvez você não saiba mas Elisha Otis e sua demonstração de elevadores com maior segurança foi o que origem ao Elevator Pitch e que também permitiu a verticalização das cidades com seus lindos arranha-céus.

Em 1853, ele precisou demonstrar o seu dispositivo de segurança para uma plateia descrente na sua tecnologia que evitava que os elevadores caíssem. O público geral tinha absoluta certeza que transportar pessoas no elevador é algo de alto risco.

Como Houdini, Otis pediu que alguns homens cortassem com um machado a única corda de aço que segurava o elevador que ele estava dentro.

A partir do momento que a corda arrebentou, relatos históricos contam que a plateia deu um grito segundos antes do dispositivo de segurança se acionar e impedir que nosso protagonista morresse.

Esse é o primeiro relato datado do que chamamos Elevator Pitch:

Uma apresentação sucinta e efetiva com intenção de transmitir uma mensagem complexa e conquistar outras pessoas.

Ou seja, é preciso ser rápido e efetivo, mas antes simplificar uma mensagem complexa. Como podemos fazer tudo isso e conquistar o próximo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

A Bíblia e a Gestão de Projetos

Houve uma explosão da disciplina de Gestão de Projetos, despertando muito interesse das organizações e dos profissionais. A resposta porque isto aconteceu é simple: MUDANÇAS!!! Vivemos num mundo onde o volume de mudanças tem crescido a cada vez mais e para que as organizações consigam "viver", elas precisão estar preparadas para as mudanças... Mas este assunto não é recente e sim algo que faz parte da história desde muito tempo. As grandes obras da antiguidade, como as Muralhas da China, as grandes pirâmides do Egito, a expansão e conquistas do povo romano, entre outros revelam claramente que houve uma INICIAÇÃO sobre o que será feira, um bom (ou algum) PLANEJAMENTO, uma fase de EXECUÇÃO devidamente CONTROLADA e uma FINALIZAÇÃO.  Estas obras/ações da antiguidade que resultaram de um esforço temporário empreendido para criar algo exclusivo são evidentes até os dias de hoje. E a BÍBLIA não fica de fora. Ao lermos ela observamos que grandes projetos também foram executados...