Pular para o conteúdo principal

A comunicação...

Este comentário é uma resposta ao post de uma pessoa amiga e querida que escreveu sobre “Tenho pensado muito em Deus e a Tecnologia... e... o”. Parabéns! É intrigante e interessantíssimo. Achei perfeita a abordagem sobre a comunicação e a tecnologia. “consegue imaginar depender de um aparelho pra se comunicar? Que pré-tecnológico, hem?" Realmente é de se pensar.

Respondendo sem censura... Assumo as consequências de cada bobagem (ou também não) que aparecer nessa resposta!

Não me importo com a forma de se comunicar... Face a Face, Phone a Phone, Mente a Mente. Cada uma têm as suas características boas e ruins. Na área de desenvolvimento de software, pasme, a comunicação face a face é recomendada! “O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.” (MANIFESTO ÁGIL, 2001). O telefone tem sim sua utilidade. Posso conversar com minha avózinha que mora a quilômetros daqui.

Acredito que o problema não está no meio de comunicação, mas na comunicação em si! Aprendemos a nos comunicar “nas cavernas” e, com a tecnologia, parece que estamos desaprendendo. Mas nunca, na história da humanidade, nos comunicamos tanto. Parece controvérsia, mas o relacionamento humano está indo por agua a baixo.

Explico e resumo tudo em uma só palavra: Atitude. Uma das maiores dificuldades da comunicação está justamente na compreensão. Parece que, se alguma frase/oração tiver mais de 140 caracteres a mensagem não é compreendida! Se não estiver um infográfico, também não. Somos capazes de ligar para um amigo(a) e desejar boa noite? Ou isso só acontece através do WhatsApp.

A tecnologia está facilitando o meio de comunicação! Pontos para ela. Mas será que está ajudando na compreensão da comunicação? Uma organização é formada por pessoas? Não! É formada pela relação entre as pessoas. As organizações que produzem software sofrem constantemente com isto. A tecnologia está resolvida, está dominada (há controvérsias aqui, mas em geral, está sim). Mas e o negócio está? Não! Produtos de software estão sendo entregues, mas o cliente não está vendo sentido neles. 40% das funcionalidades do software não são utilizadas. A principal dificuldade em gerenciar um projeto está na comunicação. A principal competência dos profissionais que desenvolvem software está na capacidade de compreensão do negócio e na entrega de valor.

A minha opinião foi formada a partir de experiências e situações vivenciadas no dia a dia. A tecnologia precisa parar de criar maneiras de se comunicar. WhatsApp, Facebook, Twitter, Mensager, Skype, já temos bastante “meio”.

Comentários

  1. Que legal, Calvin.... seu texto está ótimo. Concordo com você com o rumo que a comunicação humana está tomando... gostaria de ter esperança de que não vamos nos afogar... queria acreditar que vamos usar de todos os meios para uma comunicação melhor... um relacionamento melhor - com quem está perto e com quem está longe.

    Grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Ah! e vou passar seu endereço para meus alunos de Comunicação...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Por mais que os meios citados facilitem a comunicação mundial, é triste ver aquela pessoa faladeira cansando os dedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção. Concordo que é triste quando uma pessoa possui um grande potencial para se comunicar e acaba ficando "limitada" por conta dos meios.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

Cartão Perfurado...

Ganhei do Professor Dr. Oscar Dalfovo parte de um programa de computador desenvolvido por ele utilizando cartões perfurados. Este cartão faz parte do primeiro software feito por ele. Ganhei por também ser professor de desenvolvimento de sistemas. Um ótimo presente. Não poderia deixar de compartilhar!!! F oi dada uma tarefa a Jacquard de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático. O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente. Her...