Este comentário é uma resposta ao post de uma pessoa amiga e querida que escreveu sobre “Tenho pensado muito em Deus e a Tecnologia... e... o”. Parabéns! É intrigante e interessantíssimo. Achei perfeita a abordagem sobre a comunicação e a tecnologia. “consegue imaginar depender de um aparelho pra se comunicar? Que pré-tecnológico, hem?" Realmente é de se pensar.
Respondendo sem censura... Assumo as consequências de cada bobagem (ou também não) que aparecer nessa resposta!
Não me importo com a forma de se comunicar... Face a Face, Phone a Phone, Mente a Mente. Cada uma têm as suas características boas e ruins. Na área de desenvolvimento de software, pasme, a comunicação face a face é recomendada! “O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.” (MANIFESTO ÁGIL, 2001). O telefone tem sim sua utilidade. Posso conversar com minha avózinha que mora a quilômetros daqui.
Acredito que o problema não está no meio de comunicação, mas na comunicação em si! Aprendemos a nos comunicar “nas cavernas” e, com a tecnologia, parece que estamos desaprendendo. Mas nunca, na história da humanidade, nos comunicamos tanto. Parece controvérsia, mas o relacionamento humano está indo por agua a baixo.
Explico e resumo tudo em uma só palavra: Atitude. Uma das maiores dificuldades da comunicação está justamente na compreensão. Parece que, se alguma frase/oração tiver mais de 140 caracteres a mensagem não é compreendida! Se não estiver um infográfico, também não. Somos capazes de ligar para um amigo(a) e desejar boa noite? Ou isso só acontece através do WhatsApp.
A tecnologia está facilitando o meio de comunicação! Pontos para ela. Mas será que está ajudando na compreensão da comunicação? Uma organização é formada por pessoas? Não! É formada pela relação entre as pessoas. As organizações que produzem software sofrem constantemente com isto. A tecnologia está resolvida, está dominada (há controvérsias aqui, mas em geral, está sim). Mas e o negócio está? Não! Produtos de software estão sendo entregues, mas o cliente não está vendo sentido neles. 40% das funcionalidades do software não são utilizadas. A principal dificuldade em gerenciar um projeto está na comunicação. A principal competência dos profissionais que desenvolvem software está na capacidade de compreensão do negócio e na entrega de valor.
A minha opinião foi formada a partir de experiências e situações vivenciadas no dia a dia. A tecnologia precisa parar de criar maneiras de se comunicar. WhatsApp, Facebook, Twitter, Mensager, Skype, já temos bastante “meio”.
Que legal, Calvin.... seu texto está ótimo. Concordo com você com o rumo que a comunicação humana está tomando... gostaria de ter esperança de que não vamos nos afogar... queria acreditar que vamos usar de todos os meios para uma comunicação melhor... um relacionamento melhor - com quem está perto e com quem está longe.
ResponderExcluirGrande abraço, meu amigo.
Ah! e vou passar seu endereço para meus alunos de Comunicação...
ResponderExcluirObrigado. Fique a vontade!
ResponderExcluirMuito bom! Por mais que os meios citados facilitem a comunicação mundial, é triste ver aquela pessoa faladeira cansando os dedos.
ResponderExcluirMuito obrigado pela atenção. Concordo que é triste quando uma pessoa possui um grande potencial para se comunicar e acaba ficando "limitada" por conta dos meios.
Excluir