Pular para o conteúdo principal

TDC 2014...


    Mais uma vez, Floripa foi privilegiada por receber este importante evento, o TDC - The Developer's Conference em Ingleses. Um evento realizado "pela" e "para a" comunidade de desenvolvimento e tecnologia - com trilhas para todos os gostos e públicos.

    O TDC é realizado pela Globalcode em parceria com a VOffice e conta com um grande time de parceiros e patrocinadores que ajudam esta conferencia de TI a transmitir conhecimento e novas experiencias aos seus participantes.

    Participei das trilhas de Análise de Negócios, Agile e Management 3.0. Foram três dias de muito aprendizado, grandes conhecimentos, uma ampla carga de experiencia vivida e compartilhada e momentos para refletir e pensar sobre alguns processos que as organizações têm passado.   


    A trilha de Análise de Negócios - pioneira no TDC 2014 em Floripa - propôs aos participantes uma reflexão sobre o objetivo do Analista de Negócios para as organizações de TI. Como entender a estrutura, a policita, a cultura e as operações de uma organização e propor uma solução para auxiliá-lá a atingir seus objetivos e metas. A análise de negócios vem unindo forças para melhorar o processo de criação de software, auxiliando as equipes a entregar valor e o que realmente seu cliente espera e precisa.
"A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida" Fred Books.

    A trilha de Agile veio com assuntos relacionados a User Stories, Antipatterns, Continuous Delivery e com uma conversa muito forte sobre a Mudança Cultural no painel com todos os palestrantes. Outros assuntos e experiencias relacionados a agilidade em times de desenvolvimento também foram abordados durante a trilha. Ela buscou enraizar e fortalecer a utilização de métodos ágeis em equipes para conseguir entregar valor de negócio utilizando uma gestão simples e adaptativa de projetos. Um dos pontos mais interessantes foi a apresentação do Software Kaizen - consiste numa proposta feita a estudantes para desenvolver um projeto utilizando as melhores práticas de metodologia e desenvolvimento. Interessantíssimo!!!

    A trilha de Management 3.0 já começou com um Fishbowl sobre Gestão de Mudanças, onde todos (palestrantes e participantes) conversaram sobre as dificuldades e sobre possíveis soluções para a mudança - algo tão inerente em várias áreas do desenvolvimento de software. A gestão através do Management 3.0 pode ajudar um gestor a motivar sua equipe, desenvolver competências e melhorar a cultura e design da organização. A palestra Aprendendo a aprender mostra exatamente isso. Como criar uma cultura de aprendizado na organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

A Bíblia e a Gestão de Projetos

Houve uma explosão da disciplina de Gestão de Projetos, despertando muito interesse das organizações e dos profissionais. A resposta porque isto aconteceu é simple: MUDANÇAS!!! Vivemos num mundo onde o volume de mudanças tem crescido a cada vez mais e para que as organizações consigam "viver", elas precisão estar preparadas para as mudanças... Mas este assunto não é recente e sim algo que faz parte da história desde muito tempo. As grandes obras da antiguidade, como as Muralhas da China, as grandes pirâmides do Egito, a expansão e conquistas do povo romano, entre outros revelam claramente que houve uma INICIAÇÃO sobre o que será feira, um bom (ou algum) PLANEJAMENTO, uma fase de EXECUÇÃO devidamente CONTROLADA e uma FINALIZAÇÃO.  Estas obras/ações da antiguidade que resultaram de um esforço temporário empreendido para criar algo exclusivo são evidentes até os dias de hoje. E a BÍBLIA não fica de fora. Ao lermos ela observamos que grandes projetos também foram executados...