Pular para o conteúdo principal

Coaching... 3° parte: Como

Mas como isso tudo vai funcionar? O coach vai ser – no fundo - o seu parceiro. Você vai, junto com ele, adquirir a experiência e habilidades para o seu crescimento e para alcançar seus objetivos.

O coach também te ajuda a manter o foco, sem nenhum tipo de interferência que possa atrapalhar ou dispersar seu caminho. Ele ajuda você a superar obstáculos, inseguranças e medos, e a conhecer a si mesmo. Resumindo, um bom coach dá as ferramentas necessárias para alcançar objetivos.

Podemos comparar o trabalho de um coach com o papel de um personal trainer. Uma pessoa que busca cuidar de sua forma física opta por um profissional que a incentive e a assessore no que se refere a atingir seus objetivos, sempre com foco em resultados concretos. O mesmo conceito pode ser aplicado a quem procura um coach. O coachee (cliente) busca este profissional por vontade própria, visando atingir suas metas.

Vale ressaltar também que o coach jamais dirá ao cliente o que fazer. Seu trabalho se diferencia de qualquer outra modalidade na medida em que é capaz de ampliar a percepção do indivíduo é fazer com que o mesmo descubra as melhores estratégias para chegar ao objetivo desejado. O trabalho deste "personal trainer da vida" é fazer com que seu cliente identifique qual o melhor caminho a ser seguido, dando-lhe as ferramentas necessárias para essa jornada.

O coaching foca sempre no futuro, nas metas a serem atingidas pelos clientes. É exatamente neste aspecto que se diferencia bastante da psicoterapia. Os terapeutas buscam encontrar a origem dos problemas dos clientes, para que, a partir daí, seja encontrada uma maneira de resolvê-los. O processo de coaching, no entanto, deixa o passado de lado, se preocupando apenas com metas e objetivos futuros das pessoas. Trabalha-se, portanto, o momento vivido pelo indivíduo e a que ponto ele deseja chegar.

Assim como o coaching, a autoajuda é um conceito que prevê o bem-estar. No entanto, os meios para atingir tal estágio são bem diferentes. Na autoajuda, o indivíduo se torna uma espécie de professor de si mesmo, tendo que descobrir com seus próprios meios os caminhos para uma vida melhor. No coaching, porém, a pessoa será acompanhada de perto por um profissional altamente qualificado que a apoiará, incentivará e desafiará, de maneira que aumente sua consciência e desenvolva as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

A Bíblia e a Gestão de Projetos

Houve uma explosão da disciplina de Gestão de Projetos, despertando muito interesse das organizações e dos profissionais. A resposta porque isto aconteceu é simple: MUDANÇAS!!! Vivemos num mundo onde o volume de mudanças tem crescido a cada vez mais e para que as organizações consigam "viver", elas precisão estar preparadas para as mudanças... Mas este assunto não é recente e sim algo que faz parte da história desde muito tempo. As grandes obras da antiguidade, como as Muralhas da China, as grandes pirâmides do Egito, a expansão e conquistas do povo romano, entre outros revelam claramente que houve uma INICIAÇÃO sobre o que será feira, um bom (ou algum) PLANEJAMENTO, uma fase de EXECUÇÃO devidamente CONTROLADA e uma FINALIZAÇÃO.  Estas obras/ações da antiguidade que resultaram de um esforço temporário empreendido para criar algo exclusivo são evidentes até os dias de hoje. E a BÍBLIA não fica de fora. Ao lermos ela observamos que grandes projetos também foram executados...