Pular para o conteúdo principal

Falhas no planejamento!

    Planejar a ação é uma atitude que não devemos ignorar. Isso é uma afirmação simples, básica e bem aceita pelas pessoas. Afinal, qualquer atividade, por mais simples que seja, requer uma planejamento. “Deixa a vida me levar” e fazer alguma atividade sem uma preparação não é uma das melhores ideias, mesmo se tratando de uma atividade corriqueira - porque imprevistos (riscos) sempre existem e as suas consequências, por sorte, não serão fatais para a nossa ideia/projeto. Benjamin Franklin disse uma vez que "falhar em se preparar é se preparar para falhar".
    Mas quando falhamos em nossas ações, quase sempre chegamos à seguinte conclusão – quase sempre correta. Nosso planejamento falhou!
    Francisco Higa, em seu livro “Vai  dar  M...” apresenta as possíveis razões para que nosso planejamentos falham. 

1.
O stress não faz parte do planejamento e não é uma condição para o sucesso. Devemos planejar e agir utilizando o esforço e recurso necessário, somente.

2. Planejar não é – e não deve ser – uma ação para “alimentar” uma ferramenta de gestão de projetos com dados e informações padronizadas e, após isso, “deixar que o computador decida o que fazer”.

3. Não usar o planejamento para enganar alguém, ou a si mesmo, com prazos, escopo e custos inviáveis. Acreditando que um esforço extra, algumas noites em claro e a sorte vão fazer com que o planejado será alcançado. Claro que, muitas vezes, isso é necessário. Mas não se deve contar e considerar isso no planejamento.

4. Planejar não é cumpri um ritual administrativo para satisfazer alguém. “Planejo porque estão me pedindo”.

5. Não usar o planejamento como um argumento para vender sua ideia/projeto, com a intenção de convencer o cliente ou superiores de que “vai dar certo”. O planejamento, com um estudo de viabilidade claro e consistente, naturalmente irá convencer o cliente ou partes interessadas. Caso este Utilizando aqui a razão

    Percebemos que, essas razões são frutos de uma visão equivocada e também de atitudes/processos utilizados de forma errada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto balanço... no Agile

Alguém que estudou o desenvolvimento de software, sua análise e seu projeto viu, sem dúvida, a seguinte figura clássica sendo apresentada pelo seu professor, por exemplo. Trata-se do  Projeto Balanço . Cada figura do conjunto demonstra um determinado processos ou fase do desenvolvimento de software.  O conjunto conseguiu demostrar, de forma abstrata, o que realmente ocorre num projeto de software.   Tornou-se famosa pela sátira ao produto de software entregue para o cliente e também pelo seu desenvolvimento .   Gostando ou não,  muitos profissionais consideram-na uma realidade. É uma figura tão famosa e clássica para a comunidade de desenvolvimento, que uma equipe se organizou com o objetivo de mante-la ativa. Trata-se do Project Cartoon: http://www.projectcartoon.com/ Várias conclusões e aprendizados são percebidos ao avaliar a figura sob um ponto de vista da engenharia de software.  Considerando que o balanço é uma representação abstrata do ...

Gestão de Projetos com os Pinguins de Madagascar

Um vídeo muito divertido que mostra como os pinguins de madagascar trabalham com projetos.

A Bíblia e a Gestão de Projetos

Houve uma explosão da disciplina de Gestão de Projetos, despertando muito interesse das organizações e dos profissionais. A resposta porque isto aconteceu é simple: MUDANÇAS!!! Vivemos num mundo onde o volume de mudanças tem crescido a cada vez mais e para que as organizações consigam "viver", elas precisão estar preparadas para as mudanças... Mas este assunto não é recente e sim algo que faz parte da história desde muito tempo. As grandes obras da antiguidade, como as Muralhas da China, as grandes pirâmides do Egito, a expansão e conquistas do povo romano, entre outros revelam claramente que houve uma INICIAÇÃO sobre o que será feira, um bom (ou algum) PLANEJAMENTO, uma fase de EXECUÇÃO devidamente CONTROLADA e uma FINALIZAÇÃO.  Estas obras/ações da antiguidade que resultaram de um esforço temporário empreendido para criar algo exclusivo são evidentes até os dias de hoje. E a BÍBLIA não fica de fora. Ao lermos ela observamos que grandes projetos também foram executados...