Neste dia 20 de Setembro é comemorado a entrada triunfante de Bento Gonçalves em Porto Alegre, marcando o início da Revolução Farroupilha. É uma data comemorado e festejada pelos gaúchos e gaúchas de todas as querências. Mas, não querendo desmerecer este fato marcante e buscando um foco para o tema do blog, gostaria de falar sobre uma frase que é refrão do Hino Riograndenses. "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra".
Antes de falar sobre esta frase, é bom lembrar o significado da palavra façanha. Façanha é um ato de proeza, um feito heroico e/ou uma ação extraordinária.
O gerente de projetos precisa lidar constantemente com a gerência de escopo + tempo + custo + qualidade, com riscos, comunicação e integração; além de lidar com o RH e as partes interessadas. Para obter essa façanha, diversas habilidades, além do conhecimento, são requeridas. Porém, as pessoas não nascem com todas elas! Essas habilidades vão ser adquiridas e/ou aprimoradas através de constantes treinamento, experiência, empenho e dedicação. A partir disso, a atuação desta pessoa será, constantemente, vista como um modelo a ser seguido.
O SCRUM Master (falando em Metodologia Ágil com o SCRUM) tem a função de remove impedimentos, aplicar e manter a metodologia, proteger a equipe a fim de deixá-la focada no objetivo da Sprint, entre outras. Mas, para fazer a diferença, o SM precisa buscar agir com espírito de liderança. Sendo servo de sua equipe e pro ativo em suas ações. Buscando uma visão ampla, geral e nova para o diversos assuntos. Agindo com vontade e sendo um exemplo à ser seguido.
É necessário ter a consciência de que: as suas ações e atitudes - sendo no trabalho ou não - colocam "em jogo" a sua reputação, como profissional ou não. Claro que nem sempre acertamos ou conseguimos fazer da melhor forma. Mas se houver boas intenções, pro-atividade e persistência e atitude, nossas façanhas serão usadas como modelo para toda a terra!
Comentários
Postar um comentário